O Clube do Património pretende envolver os alunos com o conhecimento, a valorização e a preservação do Património local e nacional. Na etimologia a palavra “Património” é, antes de mais, aquilo que nos pertence por herança paterna, mas, o “Património” é sobretudo as nossas próprias raízes, a nossa identidade e a nossa cultura. A História, Geografia e as Artes serão veículos de compreensão da actualidade, dos conteúdos programáticos, da sua interligação, assim como estímulo para a pesquisa e prática científica.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Palacete dos Silvas

O Palacete dos Silvas são duas velhas mansões, do século XIX, que se localizam na cidade de Lordelo mais precisamente na rua da Igreja nº 295. São também conhecidas por casas dos Brasileiros, casas Altas ou ainda casas dos Bicos, sendo esta última designação reconhecida pelos populares devido ao telhado das suas torres culminarem em forma de bico.
Foram construídas a mando de Arnaldo Moreira da Silva e sua esposa após a sua vinda do Brasil (onde eram emigrantes).
Ambas são simétricas pois apresentam igual volumetria e pormenores, destacando-se a fachada integralmente revestida por azulejo monocromático que por sua vez revela uma influência da arquitectura Brasileira. Belos jardins decoram o exterior dos palacetes cuja rega é assegurada pela água proveniente de uma velha mina localizada no interior da propriedade dos Silvas.
Segundo fontes orais por nós entrevistadas uma das mansões terá sido utilizada como escola, assim como local aproveitado para a realização de eleições.

         Ana Carvalho
         Vítor Coelho

1 comentário:

  1. Este documento apresenta erro, que não é Rua da Igreja nº350. Mas sim Rua da Igreja nº295.

    ResponderEliminar